Postado Por : Os Caras de Pau do Vestibular domingo, 2 de setembro de 2012



Diogo Didier

Redação

Formação: Letras - Licenciatura Plena (UPE). Com habilitação para Língua Inglesa e Portuguesa, bem como suas Literaturas.

Currículo:

  • Curso GAP (pré-vestibular e concurso público) – UFPE*

  • Curso pré-vestibular Professores do Terceiro Milênio – UFRPE

  • Curso Preparatório para IFPE – ASCEFETEPE (Associação dos Servidores do Centro Federal) – UFPE

  • Curso pré-vestibular Nicarágua – Recife – PE

  • Colégio e Curso Especial – Recife - PE

  • Colégio e Curso 2001 – Recife – PE*

  • Colégio e Curso Contato*

  • Cursinho Cara de Pau – Nazaré da Mata*

  • Colégio e Curso Vitória – Vitória de Santo Antão - PE

  • Curso Nobre (Preparatório para Concursos) – Recife – PE

  • Curso para concursos (Espaço Heber Vieira)

  • Curso DICA para concursos

  • Curso pré-vestibular Interativo (monitoria) – Recife PE
 
  • Curso pré-vestibular Panorama (monitoria) – Recife – PE

  •  Curso pré-vestibular PHD (monitoria) – Recife – PE

*Trabalhando atualmente.

Importância da Redação

“Escrever é um exercício de transformação”. Esta frase antecipa a grandiosa importância da redação para as nossas vidas. Desde sempre, ela faz parte do nosso cotidiano, uma vez que o ser humano começou a fazer suas primeiras representações do mundo através das pinturas rupestres, ou seja, pela linguagem escrita.

“Escrever é um exercício de reflexão”. Esta outra frase diz respeito à possiblidade de amplidão que a escrita pode nos proporcionar. Quem escreve permite que outras pessoas tenham contato com mundos individuais e, ao mesmo tempo, coletivizados. Além disso, a cada transcrição feita, compartilhamos opiniões, gostos, comportamentos, conhecimentos e culturas diversas, ofertando ao leitor a oportunidade de partilhar de mundos paralelos, onde o real e o imaginário podem conviver lado a lado.

“Escrever é um exercício de Libertação”. A palavra não é algo vago, nem tão pouco abstrato. A palavra é viva, uma vez que ela brota e vive dentro de cada um de nós. Por isso que ela nos incomoda, nos faz rir ou chorar. Ela pode clarear ou obscurecer nossa mente. Ela pode dizer muito, com muito pouco. Consegue atingir nossos medos mais insólitos, ao mesmo tempo em que é capaz de afagar as dores e acalantar a alma. Por essa razão, a cada palavra escrita um pouco de nós é revelado.

Todas as frases acima não são capazes de abarcar a importância da escrita para nossas vidas. Sabendo disso, os vestibulares do Brasil, sobretudo o ENEM, dão a essa disciplina um espaço especial. Como se sabe, a redação vale, em alguns casos, a metade da nota. Entretanto, no geral, a prova de redação se configura como a mais importante do ENEM e de muitos vestibulares espalhados pelo país.

Infelizmente, a educação do país não dá o devido espaço, e respeito, para essa disciplina. Isto porque, muitos alunos têm sérias dificuldades na hora de reproduzir um bom texto no vestibular. Para essas pessoas vale uma dica importante: leia e escreva MUITO. Só o exercício constante, sob a orientação de alguém habilitado, é capaz de solucionar qualquer lacuna com a produção de texto.

Então, se você realmente quer garantir a sua vaga no vestibular, procure praticar bastante, pois só isso irá garantir a sua vaga. Escrever não é difícil, nem algo limitado à erudição dos grandes escritores ou poetas clássicos. Na verdade, escrever é um exercício. Um ato de lapidar o texto, de questioná-lo, de externar em palavras as suas percepções do mundo. Escrever não se limita ao vestibular, ao ENEM, ou mesmo a academia. Saber escrever bem é uma ferramenta para a vida, na qual você pode, através das palavras, se libertar e, principalmente dividir um pouco de si para o outrem.

“A escrita te faz sujeito da própria história”

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DOMINANDO O MUNDO

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Jovens, inteligentes e divertidos, essa é a fórmula que compõe esta equipe de professores que surgiu para revolucionar o cenário educacional de Pernambuco. Tendo como foco os alunos de Ensino Médio e Pré-Vestibulares, o objetivo desse grupo é levar o conhecimento de forma séria, comprometida com os parêmetros pedagógicos vigentes, mas sem aquele molde engessado de ensino. Pelo contrário, o lúdico, a encenação, o teatro, a dança e o improviso são características presentes nas aulas desses professores que resolveram usar a alegria como principal instrumento do saber. Por isso, esse espaço é uma pequena amostra do potencial artístico, profissional e humanístico desses novos professores, onde o Fera Cara de pau poderá conhecer tudo sobre esse grupo e ainda ficar antenado sobre os assuntos mais importantes do vestibular. Então, seja bem vindo! Contatos: (81) 88127038/98745145

TOP CARA DE PAU

CARAS DE PAU

Fera Cara de Pau

Fera Cara de Pau

NOSSO PERFIL

Vamos dominar o mundo!

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Os Caras de Pau do Vestibular -- Traduzido Por: Template Para Blogspot